Samstag, 7. April 2007

Americano

Quelle
Inman, ferido na Guerra Civil que o separou de Cold Mountain e de Ada, abandona o hospital e deserta, cansado de luta e de morte. O regressso a é longo e prepara-lhe encontros nem sempre agradáveis, mas sempre surpreendentes. Pelo caminho, Inman vai alternando a experiência imediata com as recordações do passado e sobretudo de Ada.

Em Black Cove, Ada procura um caminho após a morte do pai, Monroe. Sem saber o que fazer da casa e da quinta, tendo até então vivido num mundo tranquilo de livros protegido pelo zelo do pai, Ada sabe apenas que o seu lugar é em Black Cove e por isso recusa-se a regressar à terra natal de Monroe e a submeter-se ao apoio forçado de uma família que pouco conhece.

As histórias de Inman e Ada alternam ao correr dos capítulos e completam-se numa só história, que aguarda o reencontro e um desfecho. A início, é a aprendizagem de Ada sobre o lado prático da vida que apela à empatia, e os capítulos de Inman são uma interrupção indesejada nestes progressos. Contudo, gradualmente a atenção é atraída para a viagem de Inman, para as personagens únicas e as suas histórias, para a quietude solitária da natureza majestosa, implacável, soberana.

Um acaso de circunstâncias encena o reencontro de Inman e Ada na encosta de Cold Mountain, onde os dois vêem no aspecto irreconhecível do outro o reflexo da sua própria mudança.

Cold Mountain lembra a Odisseia, mas coloca-a num cenário unicamente americano, em que a imponência da natureza reduz a existência humana a um acaso fortuito. Não é por acaso que o livro leva este título: Cold Mountain é a sua figura central.

Keine Kommentare: